Masonry Gallery Categories
Raio T

03 out Radiação Terahertz: Óculos de raio T que podem ler livros Fechados

Já imaginou ler um livro fechados? Pois é, já é possível isso com a tecnologia raios T.

A radiação terahertz (raio T) lembra o raio x, mas é bem diferente, porque não é ionizante, ou seja, não causa danos aos tecidos biológicos.

O que é Raio T?

O raio T, significa radiação terahertz. Raio T é a faixa do espectro eletromagnético entre as micro-ondas e a luz infravermelha. Ela possui várias vantagens sobre outros tipos de ondas que podem penetrar os materiais, como raios X ou ondas sonoras (ultrassons).

Embora há muitas coisas a serem estudadas e os equipamentos para exploração plena do Raio T ainda estejam sendo desenvolvidos, a radiação terahertz tem sido pesquisada intensamente para aplicações industriais e de segurança, já que cada composto químico absorve as várias frequências dos raios T de forma diferente, o que produz uma assinatura para cada material. O que torna mais interessante essa radiação.

Fonte: wikienergia

Fonte: wikienergia

Óculos de raio T que lê livros Fechados

Albert Sanchez e seus colegas do MIT, nos EUA, recentemente construíram um protótipo de “óculos de raios T” – que dizer, uma câmera de raios T, que permite ler livros fechados, enxergando o texto de até 20 páginas de “profundidade”.Sim, é possível.

Por enquanto a leitura é garantida para as primeiras nove páginas superpostas, mas a equipe já está aprimorando seu algoritmo que anula os ruídos das imagens para ler ainda mais fundo.

Fonte: news.mit.edu

Fonte: news.mit.edu

Segundo Albert, as aplicações da “visão terahertz” não se restringem a livros, com a tecnologia podendo ser utilizada em quaisquer estruturas em camadas, como revestimentos de máquinas e produtos, no interior de embalagens, ver através da parede, dentro de cápsulas de medicamentos e, claro, em exames médicos de melhor qualidade e sem riscos. Essa tecnologia ajudará muito o futuro da medicina.

No caso deste experimento, os raios T conseguem distinguir entre a tinta e o papel, algo que os raios X não conseguem.

Se quando o Físico Wilheim Rontgen descobriu os raios X, houve diversas leis proibindo a fabricação de “óculos de raio x”, porque podia ver através das roupas dos outros, imagina agora com esse Raio T.

Fonte: nature.com

Posts relacionados: